Mudanças entre as edições de "Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 +
|Map={{#display_map:|center=-22.810300110960682, -43.510383401489186
 +
|zoom=12
 +
|type=satellite
 +
|fusiontables=1sx-BWL8CDhYnef3M7odRfH33dnKVOpC4aafuim1n}}
 
|Administration=Municipal
 
|Administration=Municipal
 
|State=Rio de Janeiro
 
|State=Rio de Janeiro

Edição das 23h22min de 6 de abril de 2014



Carregando mapa...
Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Nova Iguaçu
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 1.100 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal nº 6.001 de 5 de junho de 1998

Prefeito: Nelson Bornier

Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Guarita de Entrada: 21 3765 3800

Sede: 21 3765 3999

Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu 21 2667 1252

Localização

Com a emancipação de Mesquita, o acesso ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu passou a se localizar neste novo município. Embora haja um acesso pelo bairro K11, a melhor opção é mesmo por Mesquita.

Ao final da avenida Brasil, cruze uma pequena ponte e acesse a Estrada da Cachoeira. Prossiga por aproximadamente 1,5 km até a entrada do parque.

Como chegar

De ônibus: A Viação Mirante dispõe da linha Nova Iguaçu - Mesquita. Você pode pegar o micro-ônibus na Av. Feliciano Sodré vindo para Mesquita ou na Praça Central de Mesquita (Beth Paixão) indo Para Nova Iguaçu. Salte na última parada no Bairro Coréia, onde o ônibus faz o retorno na altura da segunda ponte (marcada no mapa acima). Atravesse-a e siga pela Estrada da Cachoeira, a esquerda, por aproximadamente 1,5 km até a guarita de entrada do Parque

De trem: Salte na Estação de Juscelino e desça a passarela do lado de Mesquita (avenida Feliciano Sodré).Procure entrar na Rua Sergipe (esquina com a Escola Castelo Branco). Prossiga até o Rio Dona Eugênia;onde se deve cruzar a 1ª ponte e entrar a direita. Siga ao lado do rio, passando em frente ao Abrigo Irmã Catarina, até a 2ª ponte. Atravesse-a e pegue uma estrada de terra a esquerda (a Estrada da Cachoeira). Siga em frente e em aproximadamente 1,5 km chegará a guarita do Parque.

Ingressos

Livre

Onde ficar

-

Objetivos específicos da unidade

Auxiliar na proteção da Reserva de Mata Atlântica presente na Serra do Mendanha, em mosaico com A APA do Gericinó-Mendanha e Parque Natural Municipal do Mendanha

Histórico

Além de remanescentes da Mata Atlântica, o Parque abriga valores históricos e culturais como a sede da Fazenda Dona Eugênia (conhecida atualmente como casarão, construído no final do século XIX, as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960, que já indicava a vocação para lazer na natureza da área; e o Quilombo, área de ocupação quilombola perto da pedra da Contenda.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

O PNMNI está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira, de relevo bastante acidentado, com muitas escarpas e elevações, na vertente Iguaçuana da Serra do Madureira.

Estendendo-se por 4 vales (em V): Rio Dona Eugênia, Mata-fome e do Levi, e um vale circular atulhado conhecido como Varginha, supostamente interpretado inicialmente como a cratera do vulcão de Nova Iguaçu

O clima da região é relativamente uniforme durante todo o ano. No verão, em decorrência do grande calor, não amenizado pelos ventos, e da elevada umidade relativa, ocorrem fortes chuvas (dezembro a março); enquanto no inverno, os totais pluviométricos são baixos. De acordo com a classificação de Köppen, baseada nos valores médios de temperatura e precipitação, o clima da região em apreço classifica-se, genericamente, como Cw, ou seja, clima temperado brando com verão quente e inver-no seco. Embora esse critério, por seu caráter sazonal, não caracterize completamente as condições ambientais do local ele fornece indicações bastante aproximadas dos aspectos climáticos.

Fauna e flora

Floresta Ombrófila Densa Submontana e Montana, com altitude variando entre 150 e 956 mts.

Em levantamento preliminar do plano de manejo em 1998, foram identificadas 17 espécies de peixe no Rio Dona Eugênia e em suas matas: 198 espécies vegetais, 31 espécies de invertebrados, 02 de anfíbios, 09 de répteis, 12 de mamíferos e aproximadamente 154 de espécies de aves.

Problemas e ameaças

Fontes