Parque Natural Municipal do Pequi
Parque Natural Municipal do Pequi |
Esfera Administrativa: Municipal |
Estado: Goias |
Município: Mambaí (GO) |
Categoria: Parque |
Bioma: Cerrado |
Área: 2.386 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto nº 621/2012, de 11 de setembro de 2012. |
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mambaí/GO
Telefone: (62) 3484-1251 |
Contatos: Endereço: RUA COSTA E SILVA Nº 1 QD. 04 - CENTRO - Mambaí/GO
CEP: 73.970-000 E-mail: PREFEITURAMBI@UOL.COM.BR Telefone: (62) 3484-1251 |
Índice
Localização
[[Location::O Parque Natural Municipal do Pequi está situado no município de Mambaí, no estado de Goiás. O parque está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho.]]
Como chegar
Ingressos
Não há cobrança de ingressos.
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
i - preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas, e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico; ii - proteger espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e da flora nativa; iii - assegurar a manutenção das nascentes, mananciais e demais corpos hídricos e o patrimônio espeleológico existentes em sua área de abrangência; iv - contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população por meio do fornecimento, indireto, de serviços e produtos ambientais; v - fortalecer a proteção dos recursos hídricos e das espécies da fauna e da flora, existentes na área de proteção ambiental nascentes do rio vermelho.
Histórico
Com área de aproximadamente 2.300 hectares, a criação do Parque representou um incremento de 51,63% sobre a quantidade de áreas protegidas por Unidades Municipais de Conservação no Estado de Goiás, e assumiu o posto de 2ª maior Unidade de Conservação Municipal.
A sua criação se deu com recursos de compensação ambiental do empreendimento Linhas de Transmissão 500 kV Samambaia-Itumbiara e Samambaia-Emborcação. A partir da sua criação, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, passa a atuar decisivamente na conservação da fauna, flora e dos recursos hídricos, em corresponsabilidade com a Área de Proteção Ambiental – APA das Nascentes do Rio Vermelho, onde está inserido.
O Parque constituirá um espaço público de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
A criação do Parque é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelo desmatamento, carvoarias, avanço da agricultura.
Atrações
Em sua extensão, o parque abriga uma diversidade de paisagens naturais com diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, uma grande variedade de espécies da fauna, incluindo as endêmicas e sob risco de extinção; uma significativa porção dos efluentes do Rio Vermelho, além de cachoeiras, acidentes geográficos e cavernas.