Parque Estadual das Sete Passagens
Parque Estadual das Sete Passagens |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Bahia |
Município: Miguel Calmon |
Categoria: Parque |
Bioma: Caatinga |
Área: 2.821 hectares. |
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 7.808 de 24 de maio de 2000. |
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria do Meio Ambiente da Bahia. |
Contatos: Unidade de Conservação:
Endereço: Estrada nordestina brejão, Km 05 - Zona Rural - Miguel Calmon/BA CEP: 44.720-000 E-mail: 1. jose.pereira2@inema.ba.gov.br |
Índice
Localização
O Parque Estadual das Sete Passagens fica localizado no município de Miguel Calmon, inserido na Bacia hidrográfica do rio Itapicuru.
Como chegar
Ingressos
Visitação com autorização especial. Domingo a Domingo Horário: 07h às 18h
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Preservar os remanescentes de Floresta Estacional e Campos Rupestres, de Recursos Hídricos das áreas das Serras do Campo Limpo, Sapucaia e da Jaqueira e de proteger as nascentes que suprem o Rio Itapicuru Mirim da Bacia do Rio Itapicuru e promover as atividades ecoturísticas.
Histórico
Atrações
No Parque, já foram localizadas e catalogadas mais de uma dezena de cachoeiras de grande beleza e saltos extraordinários, emoldurados por matas ainda intocadas. Dentre as cachoeiras tem-se: Cachoeira do Jajai, do “S” Verde, do Espirro, do Coração, do Sinvaldo, Bico do Urubu, Encontro das Águas, Cadeiras da Natureza, do Tucano, do Portal. O Parque oferece ainda as trilhas de acesso às cachoeiras e mirantes que oferecem uma visão ampliada do Parque e a belíssimas paisagens de serras e vales.
Aspectos naturais
O Parque Estadual das Sete Passagens abriga potencial hídrico de grande importância local, por estar situado no polígono das secas. No Parque e no seu entorno existem inúmeras nascentes que suprem riachos, que por sua vez contribuem sobremaneira para alimentar o Rio Itapicuru-mirim, afluente importante da Bacia do Rio Itapicuru.
Relevo e clima
O relevo é representado por uma sucessão de cristas e barras alinhadas apresentando, às vezes, topos abaulados ou planos. Representa um modelado de dissecação. As incisões são profundas, com escarpas abruptas e incidência de canyons. O relevo do parque se destaca na paisagem, através de escarpas abruptas, principalmente a leste. A amplitude altimétrica em relação à Unidade Geomorfológica que a margeia, denominada de Depressão Interplanáltica, é de aproximadamente 700 metros. O bloco que constitui o parque tem inclinação nas direções oeste-sul.
O clima é considerado como tropical úmido.
Fauna e flora
O Parque Estadual das Sete Passagens possui avifauna diversificada abrigando espécies como a araponga, a seriema, tucano e a codorna.
Problemas e ameaças
No entorno do Parque, existem ameaças de impactos ocasionadas pelos proprietários de fazendas (caça, desmatamento e plantio em áreas de preservação permanente). A ameaça de exploração mineral, principalmente de ouro, é uma constante dentro e fora da unidade de conservação.