Parque Estadual de Mata das Flores
<iframe src="https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zxOw0hu_U4bY.kdZrF2aKoQrU&hl=pt-BR" width="640" height="480"></iframe>
Parque Estadual de Mata das Flores |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Espirito Santo |
Município: Castelo - ES |
Categoria: Parque |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 800 ha |
Diploma legal de criação: Foi declarada como área de preservação permanente pelo Decreto 3485-E de 11 de março de 1987, sendo só então categorizada como parque estadual pela Lei Estadual nº 4.617, de janeiro de 1992 . |
Coordenação regional / Vinculação: O Parque Estadual de Mata das flores é coordenado pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo). |
Contatos: TELEFONE: (28) 3542 3257
EMAIL: pemf.iema@gmail.com |
Índice
Localização
Coordenadas: 35’ 54” S e 41' 10' 53" W
Como chegar
Ingressos
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
O Parque Estadual de Mata das Flores foi criado com o objetivo de valorizar os ambientes e belezas naturais, preservando os ecossistemas que apresentam relevância ecológica, possibilitando assim, o desenvolvimento de pesquisas científicas e de atividades de educação ambiental. Além disso, também tem como finalidade a proteção de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, assim como de espécies endêmicas. O parque também tem o propósito de proporcionar turismo ecológico e recreação em contato com a natureza.
Histórico
Atrações
LAZER: O Parque se encontra disponível à visitação pública oferecendo uma beleza exuberante para passeios ecológicos à pé ou ciclísticos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: É excelente para atividades escolares que objetivam educação ambiental e conscientização da importância da fauna e flora local.
PESQUISAS: Por ser pouco explorado, o parque oferece boa oportunidade para realização de pesquisas científicas que visam realizar um levantamento das espécies presentes neste fragmento de mata Atlântica.
Aspectos naturais
O Parque Estadual de Mata das Flores é um fragmento de mata Atlântica composto por remanescente de floresta Ombrófila densa montana e ainda floresta Estacional semidecidual. Ao redor do parque podem ser observados propriedades de cafeicultores.
Relevo e clima
É um fragmento situado em uma região que apresenta paisagem montanhosa de clima ameno variando sua temperatura entre 23° e 5° no inverno.
Fauna e flora
FAUNA: No perímetro do parque são encontrados espécies de aves como: corujas, tucanos e gaviões; ouriços, pacas e preguiças e ainda espécies de primatas como macacos-prego.
FLORA: O parque abriga inúmeras espécies endêmicas e espécies ainda não estudadas. São observadas também Lianas, Jequitibá-rosa, Cedrela, Cássia, Bromélias, Palmáceas e ainda espécies orquidáceas.
Problemas e ameaças
Fontes
Esse verbete está sendo redigido por alunas do curso de Ciências biológicas da UFES (Universidade Federal do Espirito Santo), como forma de avaliação da disciplina de Biologia da Conservação. contato: erikabarrosmagalhães@yahoo.com.br ; mari.almeida.s@hotmail.com