Parque Estadual de Mata das Flores
<iframe src="https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zxOw0hu_U4bY.kdZrF2aKoQrU&hl=pt-BR" width="640" height="480"></iframe>
Parque Estadual de Mata das Flores |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Espirito Santo |
Município: Castelo - ES |
Categoria: Parque |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 800 ha |
Diploma legal de criação: Foi declarada como área de preservação permanente pelo Decreto 3485-E de 11 de março de 1987, sendo só então categorizada como parque estadual pela Lei Estadual nº 4.617, de janeiro de 1992 . |
Coordenação regional / Vinculação: O Parque Estadual de Mata das flores é coordenado pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo). |
Contatos: TELEFONE: (28) 3542 3257
EMAIL: pemf.iema@gmail.com |
Índice
Localização
Coordenadas: 35’ 54” S e 41' 10' 53" W
Como chegar
Ingressos
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
A criação do Parque Estadual de Mata das Flores tem como objetivo proteger a diversidade biológica local, os ecossistemas naturais e também os mananciais. Além disso, também tem como finalidade a proteção de espécies raras e endêmicas e das vulneráveis e em risco de extinção, também há a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas científicas e de educação ambiental. O parque também tem o propósito de criar condições para o turismo e recreação não destrutivos para incentivando o desenvolvimento regional integrado através da conservação.
Histórico
Atrações
LAZER: O Parque se encontra disponível à visitação pública oferecendo uma beleza exuberante para passeios ecológicos à pé ou ciclísticos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: É excelente para atividades escolares que objetivam educação ambiental e conscientização da importância da fauna e flora local.
PESQUISAS: Por ser pouco explorado, o parque oferece boa oportunidade para realização de pesquisas científicas que visam realizar um levantamento das espécies presentes neste fragmento de mata Atlântica.
Aspectos naturais
O parque é composto por remanescente de Mata Atlântica sendo caracterizada por uma floresta ombrófila densa montana e ainda floresta estacional semidecidual. Possui capacidade de formar um corredor ecológico entre os parques: Parque Estadual de Forno Grande e Parque Estadual da Pedra Azul. Ao redor do parque ainda são observadas fazendas produtoras de café.
Relevo e clima
É um fragmento situado em uma região que apresenta paisagem montanhosa de clima ameno variando sua temperatura entre 23° e 5° no inverno.
Fauna e flora
FAUNA: São observados no parque espécies de aves como: tucanos, gaviões e corujas; primatas como macacos-prego; ouriços, pacas, raposas, preguiças dentre outros.
FLORA: Existem no Parque uma gama de espécies endêmicas e espécies ainda não estudas. Dentre as espécies de maior destaque estão elas: o milenar Jequitibá-rosa, Bromélias, Cedrela, Cássia e Palmáceas, Lianas e ainda algumas Orquidáceas.