Arquivo:PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA.jpeg

De WikiParques
Revisão de 14h30min de 3 de dezembro de 2014 por Marcio Bentes Lima (discussão | contribs) (O PAREST Sumaúma apresenta grande relevância ao SEUC por contribuir para a manutenção da biodiversidade e dos recursos genéticos, por proteger e evitar ameaças às espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, por contribuir para a preservaç...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Arquivo original(1 200 × 800 pixels, tamanho: 308 kB, tipo MIME: image/jpeg)

1810,0,0,0
    O PAREST Sumaúma apresenta grande relevância ao SEUC por contribuir para a manutenção da biodiversidade e dos recursos genéticos, por proteger e evitar ameaças às espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, por contribuir para a preservação e a restauração de ecossistemas, por proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental, por favorecer condições e promover a educação e a interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo sustentável.
     O benefício social desta área para o município é relevante, pois melhora e equilibra o microclima urbano, minimiza a poluição atmosférica, sonora e visual, além de proporcionar o contato com a natureza através da pesquisa, do turismo, da recreação e da educação.
      O Parque é um refúgio para a flora e a fauna. É uma das poucas áreas preservadas para refúgio do primata sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie endêmica da região e criticamente ameaçada de extinção. A importância da área para a avifauna deve ser destacada, pois de acordo com dados do diagnóstico biológico foram descritas a presença de 89 espécies.

O Parque cumpre um importante papel para a formação do Corredor Ecológico do Mindu, que é uma área destinada à preservação dentre as estratégias de planejamento público municipal. O igarapé de seu interior compõe a Bacia do Rio Negro, que pertence a Bacia do Amazonas, maior bacia hidrográfica do mundo. Contribui, principalmente, para a preservação de duas nascentes, para o fluxo gênico de espécies vegetais e ainda para a mobilidade da fauna, com ênfase às espécies de aves. A área florestal da Unidade é componente do bioma Amazônico, possuindo uma diversidade de espécies da floresta ombrófila densa, sendo um relevante exemplar de floresta dentro da cidade na educação para a conservação da natureza. No entorno do PAREST Sumaúma há uma grande concentração de crianças, jovens, universitários e organizações sociais que indicam condições favoráveis ao sucesso do Programa de Uso Público da Unidade através da pesquisa científica, da educação e da interpretação ambiental e da recreação. Vale ressaltar que, a área da Unidade foi aclamada para a preservação entre os próprios moradores do entorno. Os desafios do Parque Estadual Sumaúma têm sido no sentido de consolidar a gestão da Unidade de Conservação por meio de seus Programas de gestão. O PAREST Sumaúma possui as seguintes instalações: 01 centro de visitante, 01 Parque Infantil e 01 prédio que funciona a biblioteca e 01 Centro de Informática, placas de sinalização, viveiro de muda e trilhas ecológicas, o Parque está sendo revitalizado por meio do Projeto de Cenografia Artística que pretende tematizar os espaços de uso intensivo no contexto da Fauna, Flora e dos ritos e lendas Amazônicas.

Histórico do arquivo

Clique em uma data/horário para ver como o arquivo estava em um dado momento.

Data e horárioMiniaturaDimensõesUsuárioComentário
atual14h30min de 3 de dezembro de 2014Miniatura da versão das 14h30min de 3 de dezembro de 20141 200 × 800 (308 kB)Marcio Bentes Lima (discussão | contribs)O PAREST Sumaúma apresenta grande relevância ao SEUC por contribuir para a manutenção da biodiversidade e dos recursos genéticos, por proteger e evitar ameaças às espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, por contribuir para a preservaç...
  • Você não pode substituir este arquivo.

Não há páginas que usem este arquivo.

Metadados