Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário Ecológico Sonhem
https://www.google.com/maps/dir//-15.5511018,-47.8363668/@-15.5518249,-47.8371571,359m/data=!3m1!1e3
Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário Ecológico Sonhem |
Esfera Administrativa: Particular |
Estado: Distrito Federal |
Município: Sobradinho (DF) |
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural |
Bioma: Cerrado |
Área: 126 hectares |
Diploma legal de criação: |
Coordenação regional / Vinculação: |
Contatos: |
Índice
Localização
DF 206 - Km 26
Como chegar
A RPPN fica localizada dentro da propriedade,não havendo autorização para acesso.
Ingressos
Não possui (não permite visitação).
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Histórico
Antigamente, a Fazenda Recreio Mugy produzia leite e possuía uma área de recreação com pesque e pague, piscina e campo de futebol, além de uma grande churrasqueira que funcionava como restaurante. Hoje, a fazenda possui cerca de 300 cabeças de gado, porém só produz queijo para consumo próprio. Não recebe mais visitantes, estando com suas áreas de recreação fechadas.
Atrações
O acesso para a Reserva é restrito sendo somente possível por dentro da Fazenda, que não é mais aberta ao público como já o foi.
Aspectos naturais
Relevo e clima
Relevo acidentado
Fauna e flora
Segundo informado pelos caseiros da propriedade, a fauna da reserva é preservada e diversificada. Informaram a presença de paca, tatu bandeira, tamanduá, macacos, veados campeiros, onças, cobras. A flora é preservada e apresenta estrutura de mata de galeria e cerradão, mais afastado do curso d’água.
Problemas e ameaças
Fontes
RPPN Santuário Ecológico Sonhem é a mais extensa do Distrito Federal, com 126ha de vegetação nativa. A Reserva foi criada em 1999 através da Portaria 89-N-DOU 199-E – 18/10/1999 – seção/pg. 1/176. O local foi considerado Área de Interesse Ambiental no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) – 2009.
Em visita realizada, permitida e guiada pelos caseiros da propriedade, andamos no Córrego Sonhem, que passa pela reserva, junto com o Córrego da Grana, que se juntam ao Rio Maranhão, como nos informaram os guias. Também relataram a presença de animais como tatus, macacos, tamanduás, onças, e outros, como dito.
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma das categorias de Unidade de Conservação criada por vontade do proprietário das terras. No momento em que a RPPN é criada, o proprietário assume um compromisso de conservar aquela área. As RPPNs foram criadas em 1990 através do Decreto nº 98.914, depois substituído pelo Decreto nº 1.922 de 1996, que tinham por objetivo promover a criação de áreas protegidas através da iniciativa dos proprietários rurais. Hoje, as RPPNs fazem parte de uma das categorias de Unidade de Conservação do grupo sustentável da Lei nº 9.985, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e são reguladas pelo Decreto nº 5.746 de 2006.