Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Parque Nacional Grande Sertão Veredas |
Esfera Administrativa: Federal |
Estado: Minas Gerais |
Município: Chapada Gaúcha/MG, Formoso/MG, Arinos/MG e Côcos/BA |
Categoria: Parque |
Bioma: Cerrado |
Área: 230.671 hectares |
Diploma legal de criação: Criado em 12 de abril de 1989. Decreto 97.658.
Em 21 de maio de 2004, pelo Decreto s/n°, foi ampliado chegando a uma área total de 230.671 hectares, sendo 56% ou 129.175,76 ha no município de Cocos (Bahia), 30% ou 69.201,3 ha no município de Formoso (Minas Gerais), 12% ou 27.670,52 ha no município de Chapada Gaúcha (Minas Gerias) e 2% ou 4.613,42 ha no município de Arinos (Minas Gerais), e com perímetro de cerca de 350 km. |
Coordenação regional / Vinculação: Órgão gestor: ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
Coordenação Regional 11 |
Contatos: Tel: (38) 3634-1465 Endereço sede: |
Índice
Localização
O Parque Nacional Grande Sertão Veredas situa-se na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha.
Formado por veredas e chapadões de cerrado, o Parque Nacional fica ao noroeste de Minas Gerais, a 584 km de Belo Horizonte, numa região de rochas areníticas. O local é propício para trilhas. A cidade mais próxima (3 km de distância) é a Chapada Gaúcha.
Como chegar
O acesso à sede administrativa da UC por Brasília pode ser feito via Formosa (GO) – Cabeceiras (GO) - Arinos(MG) – Chapada Gaúcha(MG), num total de 370 km totalmente asfaltado.
De Belo Horizonte, o melhor caminho, e totalmente asfaltado é via João Pinheiro - Brasilândia de Minas - Bonfinópolis - Riachinho - Chapada Gaúcha.
Existe acesso por - São Francisco - Serra das Araras - Chapada Gaúcha, com 130 km de terra de um total de 286 km e uso de balsa.
No caminho via Montes Claros – Januária - Serra das Araras - Chapada Gaúcha tem-se 155 km de terra do total de 315 km.
Pelo nordeste, o acesso pode ser feito Vitória da Conquista (BA) – Montes Claros ou Bom Jesus da Lapa (BA) – Manga (MG) – Januária (MG).
Empresas de ônibus que oferecem serviço de transporte entre Brasília e Januária com parada em Chapada Gaúcha/MG:
Vila Rica 38-99984-4478
Real Sul 61-3358-1060
Januária 38-9942-6163 / 38-9206-1087/ 61-9624-1033
Ingressos
---
Onde ficar
A cidade de Chapada Gaúcha dispõe de 2 hotéis com boas condições de conforto, pousadas e boa infraestrutura comercial, com restaurantes, supermercados e demais comércios.
Hotel Recanto de Minas 38-3634-1446
Hotel Veredas 38-3634-1111
Pousada Minas Sul 38-99966-3727
Objetivos específicos da unidade
A UC tem como objetivo preservação do bioma cerrado da região em especial as veredas e o carrasco (transição cerrado/caatinga), o desenvolvimento de pesquisas, de atividades de educação e turismo ecológico.
Como objetivos específicos, a unidade pretende conservar a paisagem dos gerais, cenário da obra de guimarães rosa, com destaque para as exuberantes veredas; assim como preservar amostras representativas do bioma cerrado sobre solos arenosos da região do espigão mestre do rio São Francisco, contribuir para a proteção da Bacia do Alto Carinhanha, especialmente aquiferos, nascentes e áreas alagadas. A Bacia do rio Preto e demais ecossistemas aquáticos e recursos hídricos localizados na área do parque também devem ser preservados.
Histórico
O nome do parque é uma homenagem a João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da literatura brasileira, cuja obra-prima foi “Grande Sertão: Veredas”, onde destaca a luta dos sertanejos.
O Parque nacional do Grande Sertão Veredas foi criado em 1989 e ampliado em 2004, chegando a uma área total de 230.671 hectares. Sua criação foi defendida pela FUNATURA para que se protegesse o cerrado descrito nas obras de Guimarães Rosa, que estava sofrendo, na época, uma ocupação rápida e desordenada.
Atrações
O parque está aberto à visitação, porém, ainda não possui infraestrutura totalmente adequada ao turismo e a entrada só é permitida após a assinatura de um termo de responsabilidade e se realizada com carro 4x4 e o acompanhamento de um condutor de visitantes. O escritório da unidade fica no município da Chapada Gaúcha.
Explorar a região permite conhecer um pouco mais sobre o cerrado e suas características.
Aspectos naturais
O parque preserva várias espécies de animais, entre eles: cervo-do-pantanal, onça pintada, lobo-guará, arara-vermelha, ema, seriema, tatu-canastra, tatu-bola, mutum, suçuarana. O buriti e o xiriri (ou buritirana) são os grandes destaques na vegetação local.
Relevo e clima
O clima é característico da região dos cerrados brasileiros, semi-úmido, com estação seca bem definida, ocorrendo durante os meses de setembro a novembro, e estação chuvosa entre dezembro e fevereiro. Sendo, normalmente, junho o mês mais frio. A temperatura média anual é de 23°C, com máxima de 40°C e mínima de 0°C.
O relevo é em sua grande maioria plano e suavemente ondulado, característico dos Gerais que compõem a maior área do parque.
Fauna e flora
A vegetação é dominada pelo cerrado, fazendo do parque o maior do país com essa predominância. Há mata de galeria nas margens dos rios, onde podem ser encontrados muitos buritis. São comuns o pacari e o ipê-amarelo, palmeiras, buriti, gabiroba, pequi, faveiro, cagaita, cajuí, mangaba e aroeira.
A região apresenta pequenas árvores de 5 a 8 metros de altura. Possui uma composição florística bem própria, ocorrente em solos arenosos, com superfície coberta de folhas secas e totalmente desprovidas de espécies herbáceas.
Entre as aves, destaca-se a presença de araras, emas, águia cinzenta, Notam-se também a presença do tamanduá-bandeira, lobo-guará, veado-campeiro, suçuarana, suçuapara (cervo do pantanal), tamanduá-bandeira, lobo-guará, arara-canindé, gavião-de-penacho e jacaré-coroa, raposa-do-campo, papagaio-curau, ararinha e gavião-asa-de-telha.
Problemas e ameaças
Fogo, presença de bovinos e equinos, caça, pesca e desmatamentos são os principais problemas que unidade de conservação enfrenta, assim como o impacto de muitas famílias que ainda residem no interior parque devido a falta de regularização fundiária.
Fontes
http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/351/
http://www.oeco.org.br/noticias/24667-grande-sertao-veredas-826-hectares-desapropriados
Plano Operativo de Prevenção e Combate aos Incêndios do Parna Grande Sertão Veredas, Julho 2005.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D97658.htm
www.brasilturismo.com
RECOMENDAÇÕES
• Verificar nível do tanque de combustível do veículo. As distâncias percorridas são longas!
• Leve bastante água e um bom lanche, mas evite vasilhames de vidro ou enlatados. Prefira alimentos leves como frutas frescas ou desidratadas, castanhas, sanduíches (sem maionese).
• Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões e as opções de saque são: Banco do Brasil: todos os dias de 6h às 22h Caixa Eletrônico do Bradesco - Todos os dias de 6h às 22h Correios (Apenas Banco do Brasil), de segunda a sexta de 8h30 às 16h30 Lotérica (Caixa ou Banco do Brasil), de segunda a sexta de 8h às 18h e sábado de 8h às 12h Mercado Toledo (apenas Bradesco) - de segunda a sábado de 8h às 12h e 14h às 18h.
• Utilize roupas adequadas, boné e tênis ou outro calçado fechado. • Leve protetor solar e repelente • Leve seus remédios de usos específicos, como antialérgicos, e de uso controlado, como pressão, asma e outros. • Siga as normas e as orientações dos funcionários do parque e condutores de visitantes, especialmente nas áreas de banho, pois elas visam a proteção dos ambientes e dos próprios visitantes. • Observe, mas não recolha flores e pedras dos locais que você estã visitando, nem moleste os animais.
• Todo lixo que você produzir deverá ser trazido de volta à cidade, inclusive o lixo orgânico.
• Atividades em ambientes naturais envolvem riscos e o Parque Nacional não conta com serviço de resgate, portanto, aja com moderação. Evite atitudes que possam causar acidente, como subir em pedras ou árvores e saltar no rio de lugares altos. Lembre-se: VOCÊ É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR SUA SEGURANÇA.
Atenção: Em épocas de chuva existe o risco de ocorrência de trombas d'agua, fenômeno decorrente do acúmulo de água na cabeceira do rio, provocando uma enchente repentina arrastando o que estiver em seu curso.
RESTRIÇÕES:
Não é permitido(a):
• A entrada nas áreas de visitação com bebidas alcoólicas ou qualquer outra droga legal ou não, que limite os reflexos e a capacidade de coordenação motora do indivíduo. Fumar, além de ser proibido no PNGSV, não combina com o ambiente e atrapalha a experiência dos outros visitantes. Respeite-os. • O uso de bronzeador, xampu e sabonete nos banhos de rio. • A entrada de animais domésticos. • O ingresso e a permanência na unidade de visitantes portando armas, materiais ou instrumentos destinados a corte, caça, pesca ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora. • A utilização de aparelhos ou instrumentos sonoros dentro do Parque, excetuando-se os casos necessários à fiscalização, busca e salvamento