Àrea de Relevante Interesse Ecológico Capetinga/Taquara
A unidade de conservação foi criada em 1985 com o objetivo de manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza. A ARIE Capetinga-Taquara está localizada dentro da APA das bacias do Gama e Cabeça-de-Veado e é composta por duas áreas não interligadas, a área 1 (Taquara) e área 2 (Capetinga), ou seja, sua área de abrangência não é contínua. Por estar bem preservada, com pouca interferência humana, possui características naturais excepcionais que propiciam á fauna típica do Cerrado condições ideais de reprodução. A ARIE Capetinga/Taquara leva esse nome por conta dos seus córregos Capetinga e Taquara, tributários do ribeirão do Gama, que juntamente com o córrego Cabeça-de-Veado contribuem para o abastecimento do Lago Paranoá.
http://mapas.icmbio.gov.br/i3geo/icmbio/mapa/externo/home.html?sqq16c79ris78epq7iaanq9c42
Àrea de Relevante Interesse Ecológico Capetinga/Taquara |
Esfera Administrativa: Federal |
Estado: Distrito Federal |
Município: Brasilia - DF |
Categoria: Área de Relevante Interesse Ecológico |
Bioma: Cerrado |
Área: 2.057,20ha |
Diploma legal de criação: Dec nº 91.303 de 03 de junho de 1985. |
Coordenação regional / Vinculação: CR10 - Goiânia/GO |
Contatos: (61) 3035-3491 / 3035- 3466 / 3380- 33169 |
Índice
Localização
Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília. Núcleo Rural Vargem Bonita. Quadra 17, Setor de Mansões Park Way, Brasília – DF.
Como chegar
Ingressos
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
A ARIE, de acordo com o SNUC, pertence ao grupo de UCs de uso sustentável, e tem como principal objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
Histórico
Atrações
Aspectos naturais
Relevo e clima
A ARIE Capetinga/Taquara abrange de certa forma praticamente todas as classes geomorfológicas do Distrito Federal. Prevalecendo, porém, o Pediplano de Brasília, ou seja, altitude de 950 a 1200m. Os principais solos que ocorrem na área são: latossolo vermelho, latossolo vermelho-amarelo, cambissolo e solos hidromórficos. O clima de acordo com a classificação de Köppen, é do tipo Aw, caracterizado por duas estações bem definidas: uma quente e chuvosa que vai de outubro a abril e outra fria e seca, que vai de maio a setembro. De acordo com o INMET, dados históricos de 1961 -1990, as temperaturas mínimas são percebidas no inverno, atingindo valores em torno de 16 °C. Enquanto que as temperaturas máximas ocorrem nas estações de primavera e verão, chegando a 27 °C em média.O inverno, muito seco, apresenta precipitação pouco significativa e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, podendo chegar a 15%.
Fauna e flora
Abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, como por exemplo: Phyllomedusa ayeaye, Alectrurus tricolor, Chrysocyon brachyurus, Simpsonichthys boitonei , Coryphaspiza melanotis, Bokermannohyla sapiranga , Nothura minor , Mesoclemmys vanderhaegei, Priodontes maximus, Speothos venaticus ,Hypsiboas buriti , Bothrops itapetiningae , Leopardus colocolo, Puma concolor , Ozotoceros bezoarticius, Lonchophylla dekeyseri , Epicrates crassus, Boa constrictor,Tupinambis duseni, Myrmecophanga tridactyla, Bokermannohyla pseudopseudis , Leopardus pardalis, Coryphaspiza melanotis
Problemas e ameaças
A ARIE foi criada com dois polígonos discretos (Capetinga e Taquara), dificultando sua gestão e proteção. Além disso, pelo fato da conexão entre tais polígonos ser precária, pode haver dificuldades para a fauna migrar entre eles, o que é uma problemática e pode agravar a condição das espécies ameaçadas da região. É comum a ocorrência de incêndios devido à baixa umidade o que também é uma problemática, pois gera efeitos negativos sobre a fauna e flora locais e para a sociedade como um todo.
Fontes
CASCON, Leonardo de Souza. Aplicação de análise multicritério no zoneamento ambiental: estudo de caso da ARIE Capetinga/Taquara–DF. 2017.
AGUIAR, Renata Diniz. Uso do solo, cobertura vegetal e limites da Área de Relevante Interesse Ecológico do Capetinga/Taquara (Fazenda Água Limpa,Universidade de Brasília): Subsídios ao manejo e proposta de recategorização. 2015.